CONCEITUANDO CURRÍCULO E SUA INTEGRAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS
Entende-se por currículo o conjunto de experiências, vivências e atividades na escola convergentes para objetivos educacionais.
O currículo, do ponto de vista pedagógico, é um conjunto de disciplinas organizado com o objetivo de possibilitar que seja alcançada uma meta em função de um planejamento educativo. E, não pode ser entendido como um plano totalmente acabado e definido, mas como um espaço de partida das metas a serem alcançadas dependentes das condições da sua aplicação. Por tanto, especifica o que, como e quando ensinar, e o que como quando avaliar. O currículo é um projeto que predomina as metas e ações a serem desenvolvidas na escola em que se insere o mesmo norteiam as disciplinas a que se dispõe de conteúdos e ações nas mesmas.
Todavia o currículo é um elemento que dirige as práticas educacionais, a partir do instante em que se elaboram os critérios para uma elaboração de prática escolar desde o tema proposto, a justificativa e os objetivos que vão dar ênfase ao propósito de um projeto, até a sua avaliação e conclusão. Considera-se então que o currículo determina uma reflexão sobre as necessidades da comunidade escolar resumindo a definição de currículo como um conjunto de conhecimentos e práticas que são realizados em uma instituição de educação.
Rever novos conceitos e praticas significa recontextualizar o que construímos. Para reavaliar o currículo será preciso que antes adotem o uso desses novos recursos em seus projetos colocando em ação o que se pretende com a tecnologia, então só assim será visível à necessidade de adaptar e reelaborar os recursos tecnológicos no currículo atual.
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