PLANEJAR USANDO HIPERTEXTO E INTERNET
O PLANEJAMENTO
Elaborado por Magda Berrêdo
Tema: Prática de Leitura e Escrita
Tempo: 08 horas
Disciplina: Língua Portuguesa
Foco da Língua: Desenvolver a leitura e escrita.
* Objetivo: Desenvolver, Aprimorar, Exercitar o domínio de competências básicas humanas, tais como: comunicação oral e escrita, leitura e interpretação de textos e promover a manutenção de um comportamento solidário e do exercício do cidadão em função da apropriação de valores referentes à humanização da vida e das relações entre as pessoas.
* Conteúdo: leitura, escrita e interpretação.
* Procedimentos e Recursos de Ensino:
_ Valorizaremos o conhecimento prévio;
_ Ressaltaremos a importância da leitura;
_ Enfatizaremos os problemas e possibilidades que envolvem o ato de ler;
_ Refletiremos sobre a prática da leitura e os tipos de leitura existentes;
_ Materiais:
· Data Show
· Cartazes
· Atividades lúdicas
_ Atividades:
· Apresentar em Power Point esquema da aula a ser desenvolvida;
· Explanação do tema a ser estudado, de acordo com o esquema do Power Point;
· Exploração de cartazes sobre o tema em questão;
· Apresentar uma proposta de Atividade (projeto de Leitura) que tenha como objetivo aperfeiçoar o vocabulário, a escrita através de atividade lúdica envolvendo a leitura de vários textos;
· Incentivar a leitura, para a realização da atividade;
· Trabalhar o lúdico e a percepção não-lógica da atividade com o propósito de compreender o sentido da mesma;
· Checar o nível de compreensão da classe e facilitar o entendimento e as propostas elaboradas para uma aula de leitura;
· Entregar uma atividade (projeto) que envolva tanto a leitura quanto a escrita como lição de casa, que deverá ser entregue para posterior correção;
. Explicar a aula num todo, promovendo o discernimento dos alunos á compreensão do conteúdo apresentado;
. Promover a integração dos alunos, a fim que trabalhem juntos no desenvolvimento da atividade e exerçam a integração para chegar a um bem comum;
. Propiciar aos alunos a idéia de prazer na leitura e a compreensão da língua através de atividades que despertem interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário