terça-feira, 5 de junho de 2012

PLANEJAR USANDO HIPERTEXTO E INTERNET

PLANEJAR USANDO HIPERTEXTO E INTERNET

O PLANEJAMENTO

Elaborado por Magda Berrêdo


Tema: Prática de Leitura e Escrita

Tempo: 08 horas
Disciplina: Língua Portuguesa

Foco da Língua: Desenvolver a leitura e escrita.
 


* Objetivo: Desenvolver, Aprimorar, Exercitar o domínio de competências básicas humanas, tais como: comunicação oral e escrita, leitura e interpretação de textos e promover a manutenção de um comportamento solidário e do exercício do cidadão em função da apropriação de valores referentes à humanização da vida e das relações entre as pessoas.


* Conteúdo: leitura, escrita e interpretação.


*
Procedimentos e Recursos de Ensino:

_ Valorizaremos o conhecimento prévio;

_ Ressaltaremos a importância da leitura;

_ Enfatizaremos os problemas e possibilidades que envolvem o ato de ler;

_ Refletiremos sobre a prática da leitura e os tipos de leitura existentes;

_ Materiais:

·    Data Show

·    Cartazes

·    Atividades lúdicas

_ Atividades:

·    Apresentar em Power Point esquema da aula a ser desenvolvida;

·    Explanação do tema a ser estudado, de acordo com o esquema do Power Point;

·    Exploração de cartazes sobre o tema em questão;

·    Apresentar uma proposta de Atividade (projeto de Leitura) que tenha como objetivo aperfeiçoar o vocabulário, a escrita através de atividade lúdica envolvendo a leitura de vários textos;

·    Incentivar a leitura, para a realização da atividade;

·    Trabalhar o lúdico e a percepção não-lógica da atividade com o propósito de compreender o sentido da mesma;

·    Checar o nível de compreensão da classe e facilitar o entendimento e as propostas elaboradas para uma aula de leitura;

·    Entregar uma atividade (projeto) que envolva tanto a leitura quanto a escrita como lição de casa, que deverá ser entregue para posterior correção;

.    Explicar a aula num todo, promovendo o discernimento dos alunos á compreensão do conteúdo apresentado;

.    Promover a integração dos alunos, a fim que trabalhem juntos no desenvolvimento da atividade e exerçam a integração para chegar a um bem comum;
.    Propiciar aos alunos a idéia de prazer na leitura e a compreensão da língua através de atividades que despertem interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário