RELATO DA ATIVIDADE CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA DA TEORIA À PRÁTICA
A mudança se passa no mundo introspectivo e é, essencialmente, relacionada com o que o indivíduo pensa, imagina, sente e sonha. Através da articulação imaginária de sentimentos e significados, a pessoa desenvolve uma nova forma de ser e renova a vontade de agir. Essa forma só é entendida pelo próprio indivíduo em função dos novos significados que a ela atribui.
A mudança é vista como um processo consciente de se alterar relações sociais.
As tecnologias devem ser uma aliada à prática pedagógica do professor, bem como estar em constante busca pelo conhecimento. Uma forma bastante produtiva nas aulas é trazer algo novo, diferente para a sala de aula, um assunto que os alunos possam ter oportunidades para contribuir. Nesse momento a opinião do aluno é fundamental, o professor serve como mediador e as tecnologias são um meio eficaz para reforçar o aprendizado.
A atividade prática pedagógica da disciplina de Língua Portuguesa teve como tema: leitura, escrita e interpretação.
O objetivo deste era Desenvolver, Aprimorar, Exercitar o domínio de competências básicas humanas, tais como: comunicação oral e escrita, leitura e interpretação de textos e promover a manutenção de um comportamento solidário e do exercício do cidadão em função da apropriação de valores referentes à humanização da vida e das relações entre as pessoas.
Foi planejada uma atividade utilizando textos apresentados no programa Power Point, com explanação do tema estudado, de acordo com o esquema do mesmo, exploramos cartazes sobre o tema em questão, Apresentei uma proposta de Atividade (projeto de Leitura) que tenha como objetivo aperfeiçoar o vocabulário, a escrita através de atividade lúdica envolvendo a leitura de vários textos, assim propiciei aos meus alunos atividades por meio de slides, fazendo uso do computador, do Data show, notebook, , papel ofício, mídia impressa e outros. Desse modo, a atividade tornou-se atraente e significativa, sendo os recursos midiáticos facilitadores do processo de ensino e de aprendizagem.
Nesse sentido, os objetivos traçados foram alcançados, surgindo muitos questionamentos e onde as interações foram bem significativas para o aprimoramento do conhecimento e da aprendizagem.
Professora: Magda Berrêdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário