Ladislau Dowbor enfatiza muito quanto ao avanço incontrolado da tecnologia, e que escola precisa formar um aluno que saiba dar sentido a tanta informação, e que eles adquiram capacidade de uma aprendizagem a uma assimilação crítica dessa informação. A aprendizagem deve ser internalizada não mais por repetição. Hoje, o mundo se acha interligado por uma tessitura de redes que cresce vertiginosamente (ciberespaço), potencializada por ferramentas de comunicação e informação que vão sendo criadas e disponibilizadas na Internet. Neste novo cenário, estamos a cada dia, aprendendo sobre como conviver em sociedade, sobre novas tecnologias, sobre novas possibilidades de interação, ou seja, estamos continuamente aprendendo a aprender. A sociedade está caminhando para ser uma sociedade que aprende de novas maneiras, por novos caminhos, com novos participantes (atores), de forma contínua. As cidades se tornam cidades educadoras, integrando todos as competências e serviços presenciais e digitais. A educação escolar precisa, cada vez mais, ajudar a todos a aprender de forma mais integral, humana, afetiva e ética, integrando o individual e social, os diversos ritmos, métodos, tecnologias, para construir cidadãos plenos em todas as dimensões.
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