segunda-feira, 11 de junho de 2012

CONTEXTUALIZANDO E SOCIALIZAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DO PROJETO LEITURA DE POEMAS


CONTEXTUALIZANDO E SOCIALIZAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DO PROJETO LEITURA DE POEMAS


“Educar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. (Freire, 1996).


Poema não são apenas textos que se divide em estrofes e versos. É uma forma de expressar e transmitir sentimentos, emoções, pensamentos e de levar as pessoas a lugares nunca antes imaginados.
O projeto desenvolvido junto aos alunos do 6º ao 9º, de Língua Portuguesa teve como Temática: Interpretação e Produção de Poemas e o objetivo do mesmo era promover uma alto-familiarização através do contato analisador visando à assimilação e reconhecimento dos elementos do texto, seu conjunto de funções e significados, incentivar a  o gosto pelo o universo da leitura, estimular a oralidade e o registro.
Os alunos pesquisaram em livros e também na internet a acerca do tema em estudo.
O que inovou foi à utilização das mídias e tecnologias no projeto. Apresentei para os alunos vários, poemas, para estimular a oralidade.
É uma experiência inovadora para as aulas e que despertou a atenção, participação e envolvimento dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário