PROJETO LEITURA DE POEMAS
Elaborado por: Magda Berrêdo
- Introdução
Poemas não são apenas um texto que se divide em estrofes e versos. É uma forma de expressar e transmitir sentimentos, emoções, pensamentos e de levar as pessoas a lugares nunca antes imaginados.
- Temática:
Interpretação e Produção de Poemas
- Problemática:
De acordo com a vivência em sala de aula, nós professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano, detectamos que nossos alunos não sabem fazer inferências, não sabem conotação e denotação.
- Objetivo Geral:
Promover uma alto-familiarização através do contato analisador visando à assimilação e reconhecimento dos elementos do texto, seu conjunto de funções e significados.
- Objetivos Específicos:
* Interpretar textos poéticos;
* Analisar textos poéticos;
* Diferenciar conotação de denotação;
* Identificar polissemia;
* Produzir textos poéticos.
- Fundamentação Teórica:
Paulo Freire (1996), aprendizagem independe de lugar e hora bem como também não está vinculada exclusivamente às informações trazidas pelo professor, Nem também à sua metodologia de trabalho. Acontece simultaneamente como a vivência, ou seja, as pessoas aprendem coisas novas, na maioria das vezes, longe de uma perspectiva sistematizada ou metodologicamente formalizada. Nessa concepção, educador é um facilitador da aprendizagem.
“Educar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. (Freire, 1996).
- Metodologia:
* Pesquisar e selecionar diversos tipos de poemas;
* Estimular os alunos, criando estratégias de leitura;
* Ler poemas e entender conotação, denotação e polissemia;
* Interpretar e produzir textos poéticos;
* Apresentar seminários;
- Cronograma:
* 01 dia para a elaboração do pré-projeto.
* 05 horas de aulas (aplicação em sala de aula)
* Relatório final de conclusão do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário