quarta-feira, 6 de junho de 2012

PROJETO LEITURA DE POEMAS

PROJETO LEITURA DE POEMAS


Elaborado por: Magda Berrêdo

  •         Introdução

              Poemas não são apenas um texto que se divide em estrofes e versos. É uma forma de expressar e transmitir sentimentos, emoções, pensamentos e de levar as pessoas a lugares nunca antes imaginados.


  •         Temática:

         Interpretação e Produção de Poemas


  •         Problemática:

         De acordo com a vivência em sala de aula, nós professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano, detectamos que nossos alunos não sabem fazer inferências, não sabem conotação e denotação.


  •         Objetivo Geral:

         Promover uma alto-familiarização através do contato analisador visando à assimilação e reconhecimento dos elementos do texto, seu conjunto de funções e significados.


  •         Objetivos Específicos:

        * Interpretar textos poéticos;

        * Analisar textos poéticos;

        * Diferenciar conotação de denotação;

        * Identificar polissemia;

        * Produzir textos poéticos.

  •         Fundamentação Teórica:

         Paulo Freire (1996), aprendizagem independe de lugar e hora bem como também não está vinculada exclusivamente às informações trazidas pelo professor, Nem também à sua metodologia de trabalho. Acontece simultaneamente como a vivência, ou seja, as pessoas aprendem coisas novas, na maioria das vezes, longe de uma perspectiva sistematizada ou metodologicamente formalizada. Nessa concepção, educador é um facilitador da aprendizagem.

         “Educar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. (Freire, 1996).


  •         Metodologia:

            * Pesquisar e selecionar diversos tipos de poemas;
             
            * Estimular os alunos, criando estratégias de leitura;

            * Ler poemas e entender conotação, denotação e polissemia;

            * Interpretar e produzir textos poéticos;

            * Apresentar seminários;


  •         Cronograma:

            * 01 dia para a elaboração do pré-projeto.

            * 05 horas de aulas (aplicação em sala de aula)

            * Relatório final de conclusão do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário